quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Desenvolver habilidades sociais propicia melhoras no relacionamento interpessoal


As habilidades sociais se referem aos comportamentos necessários para ocorrência de uma relação interpessoal bem sucedida. A construção de um repertório eficaz de habilidades sociais pode ocorrer de forma natural, na aprendizagem e interação com a família e a escola, por exemplo. No entanto, podem ocorrer dificuldades e prejuízos no desenvolvimento desse repertório pelo indivíduo, o que pode ocasionar prejuízos que poderão repercutir negativamente no futuro.
Além disso, um repertório adequado de habilidades sociais compõe a base da comunicação eficaz entre as pessoas. Possuir um repertório adequado de habilidades sociais diz respeito ao reconhecimento de seus direitos e de seus deveres no relacionamento interpessoal; saber defender-se e expressar opiniões de maneira adequada à situação; comunicar-se de forma eficaz; apresentar trabalhos e palestras; entre outras características. Outro fator importante é que um repertório adequado de habilidades sociais está associado à competência profissional. A dificuldade e o intenso prejuízo em habilidades sociais estão associados à timidez e a transtornos como a Ansiedade Social.
 O desenvolvimento de habilidades sociais resulta em melhorias no funcionamento psicológico e contribui para a resolução de problemas imediatos e minimiza a probabilidade de ocorrência de problemas futuros.  O Treinamento em Habilidades Sociais é uma intervenção que visa avaliar e promover o desenvolvimento de habilidades sociais, através de técnicas cognitivas e comportamentais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário