terça-feira, 23 de setembro de 2014

O que é depressão?


Recentemente têm se falado muito na mídia e redes sociais sobre a depressão. Seguem alguns pontos para um melhor entendimento sobre a questão. A depressão é uma doença crônica que produz alterações do humor, que tem como característica sentimentos de tristeza profunda associada a outros sintomas como desesperança, perda de energia, perda de interesse ou prazer, baixa autoestima e culpa, assim como alterações de sono e alimentação/apetite. Além disso, é característico da depressão o sofrimento e limitação significativos no funcionamento social e/ou ocupacional.
A doença depressão é diferente do sentimento ou emoção normal de tristeza. A tristeza em situações difíceis como término de relacionamentos, perda de um emprego, luto, etc. não indicam necessariamente a depressão. Em situações como as mencionadas acima é natural ocorrerem sentimentos de tristeza com um curso determinado no tempo. Quando a tristeza é demais e os sintomas perduram por tempo maior que o habitual e são vividos de forma mais intensa e disfuncional, acarretando prejuízos na vida do individuo é um sinal de alerta.
Entre os tratamentos disponíveis para a depressão estão as psicoterapias e o uso de medicações adequadas a cada caso (medicações com a orientação médica adequada). Pesquisas recentes da área identificam que a Psicoterapia Cognitivo Comportamental é efetiva para o tratamento da depressão, sendo que a combinação da psicoterapia com a medicação demonstra resultados bastante consistentes e positivos para o tratamento.
É importante ficar atento para os sinais da doença, que deve ser tratada sem preconceito. É importante salientar que a depressão pode ocorrer em qualquer faixa etária (crianças, adolescentes, adultos, idosos). Além disso, a rede de apoio, como a família, é fundamental nesses casos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário