quinta-feira, 20 de abril de 2017

Comer Emocional & Gerenciamento de Emoções


Neste post vou comentar o chamado "comer emocional". Ou seja, quando o comportamento alimentar ocorre não por fome fisiológica ou vontade de comer, MAS sim como uma maneira "disfuncional" de reagir a estados emocionais desagradáveis (ansiedade, tristeza, angústia, raiva, etc.). Para intervir nesse comportamento é importante aprender a identificar as emoções, estar consciente dos estados emocionais. Todas as emoções são importantes, mesmo as desagradáveis têm uma função. A questão não é tentar ignorar o estado emocional, mas sim reconhecer as emoções. Além desse autoconhecimento é importante desenvolver formas mais funcionais de reagir ou enfrentar um estado emocional desagradável ou situação adversa. 

Algumas formas alternativas de reagir a essas emoções são: reavaliação da situação, conversar com alguém, resolver possíveis conflitos, tentar "sair" da situação por alguns minutos, prática de exercícios físicos, técnicas de respiração.

 O aprendizado de novas possibilidades no gerenciamento das emoções é importante no enfrentamento ao "comer emocional" bem como para a mudança de comportamento alimentar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário